Há mais de uma década levando arte, educação e incentivo à leitura a diversas regiões do país, o InConto Marcado foi criado pela atriz, diretora e produtora cultural, Daniele Yanes, que iniciou sua trajetória profissional como atriz aos 9 anos de idade, num grande projeto de incentivo à leitura, fruto de uma parceria do MEC com a Rede Globo de Televisão, o amado e inesquecível Sítio do Pica-Pau Amarelo – interpretando a Narizinho, uma das personagens mais marcantes da literatura e da dramaturgia infanto juvenil. Ainda na infância, também foi a Zélia Gattai, na minissérie Anarquistas Graças a Deus, obra que também é inspirada na literatura brasileira, e a Expedita, filha de Lampião, no filme O Cangaceiro Trapalhão.
Com sua trajetória ligada à produção cênica brasileira desde a infância, com a criação do InConto Marcado Daniele realizou o antigo sonho de utilizar a arte brasileira como catalisadora da educação. E, tendo como base o teatro itinerante, levar o projeto a municípios do interior dos estados brasileiros, exercitando a democratização da arte.
Em 2010 nascia o InConto Marcado, com o objetivo de utilizar a sinergia entre a literatura e o teatro brasileiros como uma ferramenta de educação e estímulo à leitura. Tendo como ponto de partida o desenvolvimento e a circulação de peças teatrais baseadas em obras da literatura nacional, o projeto que une arte e educação já levou espetáculos e oficinas teatrais a quase 30 cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Desde a sua fundação até hoje, o InConto Marcado, buscando promover inclusão social e democratização do acesso a manifestações artísticas, atingiu um público total de mais de 35 mil espectadores, beneficiando um público estratégico do interior dos estados, oferecendo todas as ações gratuitamente, para alunos e professores da rede pública de ensino.
Durante esta década, o projeto realizou dezenas de Oficinas de Teatro, tendo capacitado mais de 1600 professores do ensino fundamental. E três peças teatrais foram desenvolvidas e apresentadas – Fio Após Fio, Brejo das Flores e Plantou Palavra, Colheu Poesia. Todas partem de universos ficcionais diferentes para abordar de forma poética uma das questões mais importantes do nosso tempo: como manter vivas as pontes que ligam a infância à vida adulta, o cotidiano e a imaginação. Com linguagem acessível e em formato itinerante, os espetáculos e oficinas teatrais têm entre seus principais objetivos a democratização do acesso à arte, a formação de plateia e o estímulo à leitura.
Com montagens vibrantes, fundamentadas na exaltação da cultura popular brasileira e no valor do livro e da leitura, os espetáculos tiveram uma excelente recepção por parte do público, que riu e se emocionou com os personagens e suas histórias.
Depois de dez anos de estrada e passagens por quase 30 cidades de três estados do Norte e Nordeste do Brasil, o InConto Marcado vai aportar pela primeira vez no Sudeste, mais precisamente no estado do Rio de Janeiro, via Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Conhecido por sua combinação de teatro itinerante e incentivo à leitura, arte e educação, o projeto foi um dos vencedores do 1º Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados e, a partir de novembro de 2021, irá realizar suas ações presenciais em solo fluminense.
Mais uma vez contando com o patrocínio da ENEL, grande apoiadora do projeto desde 2014, serão realizadas 12 apresentações do espetáculo Plantou Palavra, Colheu Poesia, montagem teatral mais recente do projeto, além de 6 aulas da Oficina de Teatro Literatura Brincante para alunos e professores da rede pública de ensino de cada cidade anfitriã do InConto Marcado.
o InConto Marcado vai aportar pela primeira vez no Sudeste, mais precisamente no estado do Rio de Janeiro, via Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Conhecido por sua combinação de teatro itinerante e incentivo à leitura, arte e educação, o projeto foi um dos vencedores do 1º Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados e, a partir de novembro de 2021, irá realizar suas ações presenciais em solo fluminense.
A Fundação Nacional de Artes lançou este Edital em 2010 visando fomentar a promoção e a difusão da literatura no âmbito nacional a partir da concessão de bolsas a 50 projetos oriundos de todas as regiões do País. Vencedor do Prêmio Funarte de Circulação Literária 2010, o InConto Marcado nasceu e montou dois espetáculos Fio Após Fio e Brejo das Flores, inspirados em contos da maravilhosa Marina Colasanti e do notável Luís Jardim. E circulou por sete municípios pertencentes ao Programa do Governo Federal Territórios da Cidadania. Foram três cidades no Ceará e quatro no Tocantins, atingindo um público de 9.300 crianças e capacitando mais de 500 professores através de oficinas.
BARBALHA/CE – Funarte (2011)
CRATO/CE – Funarte (2011)
NOVA OLINDA/CE – Funarte (2011)
NOVO ACORDO/TO – Funarte (2011)
SANTA TEREZA DO TOCANTINS/TO – Funarte (2011)
APARECIDA DO RIO NEGRO/TO – Funarte (2011)
LAGOA DO TOCANTINS/TO – Funarte (2011)
PACATUBA/CE – Mecenas VI (2015)
BOA VIAGEM/CE – Mecenas VI (2015)
PACOTI/CE – Mecenas VI (2015)
ARACATI/CE – Mecenas VI (2015)
BEBERIBE/CE – Mecenas VI (2015)
ACARAPE/CE – Mecenas VII (2015)
ITAREMA/CE – Mecenas VII (2015)
CAMOCIM/CE – Mecenas VII (2015)
SÃO GONÇALO DO AMARANTE/CE – Mecenas VII (2015)
AQUIRAZ/CE – Mecenas VII (2015)
SOBRAL/CE – Mecenas VIII (2016)
HORIZONTE/CE – Mecenas VIII (2016)
ITAPIPOCA/CE – Mecenas VIII (2016)
MARANGUAPE/CE – Mecenas VIII (2016)
PARACURU/CE – Mecenas IX (2017)
MARCO/CE – Mecenas IX (2017)
GUAIUBA/CE – Mecenas IX (2017)
FORTALEZA/CE – Palcos da Terra da Luz (2015 a 2017) – Caixa Cultural (2019)
SALVADOR/BA – Caixa Cultural (2019)
PETRÓPOLIS-POSSE/RJ – ENEL (2021)
SANTA MARIA MADADELA/RJ – ENEL (2021)
IGUABA GRANDE/RJ – ENEL (2021)
NITEROÍ/RJ – ENEL (2021)
Conheça o nosso canal no YouTube!
Acessa agora